Com a modernização das normas, a NR01 puxa uma nova tendência de tratar os riscos da empresa através de Gestão e não mais de forma pontual. Na ergonomia (NR 17) isso não será diferente, as análises pontuais das atividades serão substituídas por um programa de gerenciamento de riscos (o famoso PGR).
MAS, O QUE MUDA?
Não vamos mais sair fazendo análise ergonômica da empresa inteira!
O primeiro passo é realizar uma Avaliação Ergonômica Preliminar das situações de trabalho. Mas para que isso serve? Para ter todas as ações das avaliações devidamente cumpridas.
Exato, com essa análise preliminar conseguimos mapear as atividades que realmente precisam de uma análise mais aprofundada. Nessa etapa é avaliado dados de ambulatório, RH, verbalizações do colaborador e claro o olhar do especialista durante a atividade para entender a probabilidade e severidade do risco.
O segundo ponto é realizar um inventário de riscos. Como? Listando os riscos relacionados aos 5 grupos de riscos ergonômicos (Biomecânico,
Mobiliário/Equipamentos, Organizacionais, Ambientais e Psicossociais/Cognitivos).
E por fim, realizar a Análise Ergonômica do Trabalho, caso seja necessária.
Aí o programa terminou? Claro que não!
Depois dos 3 primeiros passos realizados, a empresa precisa gerenciar esses riscos através de um plano de ação, normalmente gerado pelo ergonomista, para eliminar ou mitigar os riscos identificados. Para ter todas as ações da Análise Ergonômica do Trabalho devidamente cumpridas de maneira gradual e com assessoria profissional você pode contar com a Gestão em Ergonomia. O contrato pode envolver visitas mensais, quinzenais ou semanais, de acordo com a necessidade da sua empresa, sempre de um Ergonomista especializado. Desta maneira você garante as melhorias internas necessárias para a produtividade e satisfação dos seus colaboradores, além de atender a legislação.
Na Synergia, geramos uma planilha bem visual com todas as atividades versus todas as recomendações geradas com cores conforme a prioridade de execução para facilitar. Ainda nessa planilha temos uma coluna de responsável pela ação e data de entrega para que o follow up não se perca e por fim temos dados de avanço do projeto por setor de trabalho e dados do projeto como um todo mensalmente.
PORQUE A ERGONOMIA É TÃO IMPORTANTE?
A Ergonomia envolve muito mais do que apenas o conforto, a saúde ou a segurança do trabalhador, mas também a sua EFICIÊNCIA. Por isso torna-se necessário um trabalho completo de organização e melhoria, implementando um processo SUSTENTÁVEL de ergonomia, que irá se integrar perfeitamente com o seu método e cultura existentes, trazendo ações de curto, médio e longo prazo.
Além de envolver o documento AET (Análise Ergonômica do Trabalho) e cumprir com a legislação trabalhista, o projeto de Gestão em Ergonomia envolve Melhoria Contínua. Ele te auxiliará a colocar em prática todas recomendações ergonômicas, trará um diagnóstico de melhorias e desperdícios com o acompanhamento frequente de todas as ações, sempre visando maior produtividade e eficiência em todas as áreas da empresa.
Melhorias de layout, levantamento de dados de afastamento, rotatividade, absenteísmo, e trabalho junto ao RH para melhores índices, aplicação de treinamentos necessários, acompanhamento em auditorias, enfim, desenvolveremos um trabalho completo em todos os setores, com foco na REDUÇÃO DE CUSTOS e no aumento da PRODUTIVIDADE.
Na Synergia geramos um dashboard bem visual para facilitar a gestão dos dados gerenciais e operacional com efetividade. Você poderá visualizar gráficos de investimento realizado e à realizar, status das recomendações, status geral do projeto, quantidade de melhorias realizadas, melhorias por responsável e por fator de risco ergonômico.
PROJETO DE GESTÃO:
1 – ANÁLISE PRELIMINAR DE TODA A EMPRESA
2 – INVENTÁRIO DE RISCOS
3 – DOCUMENTO AET (QUANDO NECESSÁRIA)
4 – MAPEAMENTO DAS PRIORIDADES
5 – TREINAMENTO E ENGAJAMENTO
6 – AÇÕES E REAVALIAÇÕES
7 – ASSESSORIA E CONSULTORIA
BENEFÍCIOS
- Presença constante de um especialista na empresa
- Visão externa sobre as mudanças necessárias para melhoria da produtividade
- Montagem de um time multidisciplinar com treinamento específico
- Levantamento de números de afastamentos, rotatividade, absenteísmo e suas causas junto ao RH
- Acompanhamento de questões jurídicas, auditorias e fiscalizações
- Levantamento de doenças ocupacionais, queixas mais frequentes e registros no ambulatório
- Acompanhamento durante reinserção de colaboradores afastados
- Realizar matriz de treinamentos necessários
- Elaborar boas práticas de trabalho
- Somar a equipe de CIPA e nos eventos de SIPAT
- Realizar o acompanhamento das recomendações ergonômicas
- Auxiliar nas compras das recomendações conforme grau de risco e prioridades
- Manter o documento da NR 17 sempre atualizado
- Realizar Análise Ergonômica de concepção para layouts e novos itens
- Inserir os conceitos de ergonomia na integração de novos colaboradores e na reintegração de todos
- Realizar questionário de queixas musculoesqueléticos e clima empresarial de todos colaboradores da empresa para traçar os indicadores e evolução do projeto