Ergonomia não cura dor nas costas! | #MinutoErgonomia12

VOCÊ SABE REALMENTE O QUE É ERGONOMIA? Muitas questões estão envolvidas nesse tema. A ergonomia ainda não é totalmente compreendida e traz muitas dúvidas. No geral as pessoas continuam acreditando que ergonomia se trata de correção de mobiliários e equipamentos para sanar dores corporais do colaborador. Realmente esta é uma das aplicações da ergonomia, mas…

Veja mais

Trabalho em pé ou trabalho sentado? | #MinutoErgonomia11

QUAL A MELHOR POSTURA DE TRABALHO: EM PÉ OU SENTADO? De maneira geral, a concepção dos postos de trabalho não leva em consideração o conforto do trabalhador na escolha da postura de trabalho em pé ou sentado, mas sim as necessidades da produção.   Naturalmente dúvidas surgem… Trabalhar em pé tem risco? Trabalhar sentado tem…

Veja mais

Equipamentos para Eficiência e Conforto | #MinutoErgonomia10

QUER MAIS EFICIÊNCIA E CONFORTO? Todos que contratam um ergonomista esperam um relatório com soluções para seus problemas, ou listas de equipamentos para compra. Essas soluções se chamam recomendações ergonômicas, que servem para mitigar ou eliminar os riscos existentes na atividade avaliada. Além disso essas soluções acabam melhorando a produtividade e a eficiência dos processos,…

Veja mais

Cores no Ambiente de Trabalho | #MinutoErgonomia9

QUE TAL USAR CORES NO TRABALHO? Confira aqui como utilizar cores no trabalho, com dicas específicas para sua empresa. Já falamos em post anterior sobre o Trabalho Monótono e o Tédio, veja também esse conteúdo, CLIQUE AQUI. Desde muito tempo psicólogos, e mais recentemente ergonomistas, verificam que o efeito psicológico das cores é determinante. A…

Veja mais

Trabalho Monótono e o Tédio | #MinutoErgonomia8

Um ambiente monótono é aquele que tem falta de estímulos. A reação do indivíduo à monotonia é chamada tédio. Você já parou para pensar quais são os fatores que contribuem para um trabalho com esse aborrecimento? Diversos fatores contribuem para esse estado: Ambiente de trabalho quente, monocromático, fechado ou isolado; Nível de iluminação abaixo do…

Veja mais

Cinta lombar funciona? | #MinutoErgonomia7

Muitos clientes e parceiros perguntam sobre o uso de CINTAS LOMBARES. É eficaz? Diminui quadros de lombalgia? Melhora o absenteísmo? Previne lesões? É considerado um EPI? Precisaremos jogar um balde de água fria nas empresas que já compraram ou nos parceiros que já indicaram, mas estudos da NIOSH apontam que não há provas cientificas da…

Veja mais

Teste a recomendação ANTES de INVESTIR! | #MinutoErgonomia6

Imagine investir em uma Recomendação Ergonômica e ela não dar certo? Uma das etapas fundamentais para um programa de ERGONOMIA dar certo é a VALIDAÇÃO da recomendação ergonômica. Depois da análise dos postos e levantamento dos riscos, surge o plano de ação através de recomendações que irão minimizar ou eliminar os problemas. Por mais especialista…

Veja mais

Iluminação no Posto de Trabalho | #MinutoErgonomia5

Já sentiu FADIGA? Atenção! Pode estar relacionada a iluminação do seu posto! Possivelmente o local de trabalho é um dos lugares que o colaborador passa maior tempo do dia e para construir um ambiente propício ao rendimento profissional, é preciso investir em uma iluminação apropriada ao posto, considerando que a fadiga relacionada ao trabalho pode…

Veja mais