Como identificar a Síndrome de Burnout | #MinutoErgonomia17

A Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional se caracteriza pelos sintomas de exaustão extrema e estresse. Geralmente, acontece quando o trabalho demanda muita competitividade e excesso de exigências. Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu a síndrome na Classificação Internacional de Doenças e definiu que o distúrbio não deve ser utilizado para…

Veja mais

NOVA NR 17 foi publicada! O que mudou? | #MinutoErgonomia16

O Governo, através do Ministério da Economia, iniciou um processo de simplificação, desburocratização e harmonização das normas regulamentadoras (NRs). E a notícia boa é que o novo texto da NR 17 – ERGONOMIA saiu! =) Foram estabelecidos 3 tipos de NRs: Gerais, Setoriais e Especiais. A NR 17 – Ergonomia se enquadra na Geral, que…

Veja mais

Ginástica Laboral: Benefícios e Cuidados | #MinutoErgonomia15

A Ginástica Laboral é a atividade física destinada aos funcionários durante o expediente de trabalho. Com intervenções entre 10 e 15 minutos, é baseada em técnicas de alongamento, respiração, percepção corporal, reeducação postural e compensação dos músculos, tendo como objetivo melhorar a condição física dos trabalhadores, e claro, a saúde e o bem-estar. Pode ser…

Veja mais

Hierarquia de Melhorias Ergonômicas | #MinutoErgonomia14

Quais os passos para realizar melhorias ergonômicas em um posto de trabalho? O que deve ser analisado primeiro? Seguir um raciocínio hierárquico te ajudará a poupar investimentos e tempo, agilizando as implementações ergonômicas e trazendo mais produtividade. Sempre que pensarmos em uma melhoria ergonômica, é preciso seguir uma ordem de pensamento, que é hierárquica e…

Veja mais

Sintomas do absenteísmo e soluções para reduzí-lo | #MinutoErgonomia13

Texto resumido retirado do site Administradores.com.br | Escrito por Mário Mello O absenteísmo, ou seja, as faltas dos colaboradores, influenciam muito na produtividade e por consequência nos resultados da empresa. Os custos ficam elevados, a qualidade dos produtos e/ou serviços fica prejudicada, sobrecarrega outros funcionários, além de outros custos indiretos. Confira 5 possíveis sintomas que…

Veja mais

Ergonomia não cura dor nas costas! | #MinutoErgonomia12

VOCÊ SABE REALMENTE O QUE É ERGONOMIA? Muitas questões estão envolvidas nesse tema. A ergonomia ainda não é totalmente compreendida e traz muitas dúvidas. No geral as pessoas continuam acreditando que ergonomia se trata de correção de mobiliários e equipamentos para sanar dores corporais do colaborador. Realmente esta é uma das aplicações da ergonomia, mas…

Veja mais

Trabalho em pé ou trabalho sentado? | #MinutoErgonomia11

QUAL A MELHOR POSTURA DE TRABALHO: EM PÉ OU SENTADO? De maneira geral, a concepção dos postos de trabalho não leva em consideração o conforto do trabalhador na escolha da postura de trabalho em pé ou sentado, mas sim as necessidades da produção.   Naturalmente dúvidas surgem… Trabalhar em pé tem risco? Trabalhar sentado tem…

Veja mais

Equipamentos para Eficiência e Conforto | #MinutoErgonomia10

QUER MAIS EFICIÊNCIA E CONFORTO? Todos que contratam um ergonomista esperam um relatório com soluções para seus problemas, ou listas de equipamentos para compra. Essas soluções se chamam recomendações ergonômicas, que servem para mitigar ou eliminar os riscos existentes na atividade avaliada. Além disso essas soluções acabam melhorando a produtividade e a eficiência dos processos,…

Veja mais

Cores no Ambiente de Trabalho | #MinutoErgonomia9

QUE TAL USAR CORES NO TRABALHO? Confira aqui como utilizar cores no trabalho, com dicas específicas para sua empresa. Já falamos em post anterior sobre o Trabalho Monótono e o Tédio, veja também esse conteúdo, CLIQUE AQUI. Desde muito tempo psicólogos, e mais recentemente ergonomistas, verificam que o efeito psicológico das cores é determinante. A…

Veja mais

Trabalho Monótono e o Tédio | #MinutoErgonomia8

Um ambiente monótono é aquele que tem falta de estímulos. A reação do indivíduo à monotonia é chamada tédio. Você já parou para pensar quais são os fatores que contribuem para um trabalho com esse aborrecimento? Diversos fatores contribuem para esse estado: Ambiente de trabalho quente, monocromático, fechado ou isolado; Nível de iluminação abaixo do…

Veja mais