Imagine investir em uma Recomendação Ergonômica e ela não dar certo?
Uma das etapas fundamentais para um programa de ERGONOMIA dar certo é a VALIDAÇÃO da recomendação ergonômica.
Depois da análise dos postos e levantamento dos riscos, surge o plano de ação através de recomendações que irão minimizar ou eliminar os problemas.
Por mais especialista que o ergonomista seja, ele nunca vai entender mais da atividade que o colaborador que fica horas e dias trabalhando nesta determinada função. Por isso a importância de validar suas propostas.
Pular essa etapa pode gerar grandes problemas e gastos injustificáveis para o projeto. Confira a seguir 3 principais formas de validar uma recomendação.
Você também pode se interessar em como eliminar riscos ergonômicos SEM um ergonomista: Confira Aqui.
DICAS PARA VALIDAR UMA RECOMENDAÇÃO
- Participar os colaboradores da solução do problema: Isso é de extrema importância para aumentar a aceitação e evitar erros que dependam da experiência do usuário. Junte os colaboradores que serão influenciados pela mudança, apresente as soluções e peça a opinião de todos. Se possível construa solução junto com eles.
- Peça uma amostra do produto: Ao escolher o fornecedor de um carrinho, equipamento, ferramenta, mobiliário, etc, peça uma unidade para ficar na empresa durante um tempo determinado para teste dos colaboradores que usarão. Normalmente nesses testes conseguimos enxergar as oportunidades de melhoria e observar se determinada solução é realmente eficaz.
- Compre uma unidade antes de adquirir para todos os postos: Muito comum o ergonomista recomendar uma solução que pode ser implementada em vários postos, então cuidado na hora de comprar. Não adquira para todos os postos de uma vez sem pegar a aprovação do usuário. Para isso, compre 1 unidade para teste antes de comprar o lote.
“Com essas 3 estratégias seu plano de ação estará mais protegido de erros e desaprovação.”
Leandro Prieto