VOCÊ SABE REALMENTE O QUE É ERGONOMIA?
Muitas questões estão envolvidas nesse tema. A ergonomia ainda não é totalmente compreendida e traz muitas dúvidas.
No geral as pessoas continuam acreditando que ergonomia se trata de correção de mobiliários e equipamentos para sanar dores corporais do colaborador. Realmente esta é uma das aplicações da ergonomia, mas não a única e nem a mais fundamental. Precisamos considerar diversos outros pontos para começarmos a entender definitivamente o que é ergonomia.
Prevenir e não corrigir
O maior erro das empresas é investir mais nas correções do que nas prevenções. Se os ambientes fossem projetados com a ergonomia de concepção evitaríamos diversos desperdícios e problemas posteriores. Saiba mais sobre ergonomia de concepção neste post.
Riscos Psicossociais
Poucos sabem mas o estresse no trabalho, má liderança, excesso de cobranças, cansaço, depressão, fadiga, entre outros fatores psicossociais também fazem parte da ergonomia. São itens avaliados na análise ergonômica e passíveis inclusive de autuações.
Segurança do trabalho
Apesar de serem áreas diferentes elas estão totalmente interligadas. Ao implementar mudanças ergonômicas o posto de trabalho torna-se também mais seguro, por exemplo ao organizar o local, remover fios do caminho, posicionar melhor uma ferramenta de trabalho, reduzir o peso das cargas, enfim, ambas as áreas ganham com as melhorias.
Ganhos intangíveis
Um ambiente agradável, com paredes pintadas, equipamentos que funcionam, espaço organizado, enfim, pequenos detalhes fazem com que os colaboradores se sintam valorizados e percebam estes pequenos investimentos, refletindo no clima geral da empresa. Veja mais dicas neste post.
Produtividade e eficiência
Estes itens são também grandes ganhos que a ergonomia promove, e poucos sabem dessa aplicação. Adequações de layout, organização do ambiente, melhora de equipamentos, rodízios e pausas, são algumas das mudanças que fazem parte dos estudos ergonômicos e que trazem benefícios além da saúde do colaborador, mas também para maior produtividade e eficiência.
Iluminação
Este é outro item também avaliado pela ergonomia e que melhora drasticamente a saúde e a produtividade do colaborador. Tanto a baixa quanto a alta quantidade de luz no ambiente podem ser prejudiciais, e as medidas ideais variam de acordo com a atividade realizada, portanto este item deve ser avaliado com cautela por um especialista.
Melhoria de Índices
Rotatividade, absenteísmo, acidentes de trabalho, queixas de dor, incidência de lesões, afastamentos, retrabalho, produtividade e eficiência, são alguns dos índices que a ergonomia age diretamente.
Estes são apenas alguns itens que exemplificam o quão ampla é a aplicação da ergonomia, agindo muito além das dores físicas e principalmente na prevenção antes da cura.
Tudo isso é ERGONOMIA!