Texto resumido retirado do site Administradores.com.br | Escrito por Mário Mello
O absenteísmo, ou seja, as faltas dos colaboradores, influenciam muito na produtividade e por consequência nos resultados da empresa. Os custos ficam elevados, a qualidade dos produtos e/ou serviços fica prejudicada, sobrecarrega outros funcionários, além de outros custos indiretos. Confira 5 possíveis sintomas que podem aumentar o absenteísmo, e muitas vezes passam desapercebidos pelos gestores.
Episódios de assédio moral ou sexual (chefias-funcionários ou entre funcionários)
Condutas abusivas por meio de palavras, comportamentos, atos, gestos, escritos que podem trazer danos à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma pessoa, colocar em perigo o seu emprego ou degradar o ambiente de trabalho. Pode ocorrer diminuição da autoestima; redução na produtividade; licenças médicas frequentes e sensação negativa em relação ao futuro e ao trabalho.
Más condições de trabalho
Alta demanda psicológica, falta de controle sobre a própria função, pressão da chefia, imposição de decisões de forma vertical, falta de apoio/companheirismo dos colegas, condição de muito esforço com baixa recompensa e falta de reconhecimento, são fatores determinantes para o descontentamento e o possível absenteísmo.
Descontentamento de funcionários com o clima organizacional
Modo como os funcionários sentem e visualizam o ambiente de trabalho, o clima organizacional relaciona-se à percepção coletiva do ambiente. Política interna de contratações, promoções e dispensas; costumes e valores da empresa; o tratamento com os clientes externos; a interação entre os funcionários; o respeito às estratégias empresariais; a liderança exercida pelos gestores, são alguns fatores do clima organizacional que geram satisfação ou insatisfação dos funcionários.
Ausência de ergonomia, levando a doenças ocupacionais
A ergonomia pode dar várias contribuições para melhorar as condições de trabalho, e não devem ser vistas como um custo para a empresa. A participação dos diversos escalões administrativos, com a coordenação de um especialista em ergonomia, na formulação de estratégias visando a adequação ergonômica dos ambientes, pode trazer excelentes resultados reduzindo consideravelmente as doenças ocupacionais e por consequência, à redução do absenteísmo.
Métodos e processos de trabalho sem segurança
O ponto central da segurança no trabalho é pensar nas pessoas. Os métodos e processos produtivos quando mais seguros, tendem a aumentar a produtividade eliminado desperdícios de paradas indesejáveis. Além dos processos seguros, o uso de equipamento de proteção individual – EPI – e equipamentos de proteção coletiva – EPC – pelos funcionários, deve ser uma prática difundida, incentivada e cobrada pela empresa. Deve-se mostrar aos funcionários que a segurança no trabalho faz parte de seus valores.
E qual a SOLUÇÃO?
O local de trabalho tem grande influência na assiduidade e pontualidade dos funcionários e equipes. Algumas práticas podem minimizar muito o absenteísmo:
- Fazer um diagnóstico correto quando algum ou alguns dos sintomas aparecerem;
- Investir no bem-estar dos funcionários como, mobiliário adequado, salas de recreação para os intervalos, espaço de descanso, espaço para atividades físicas, entre outros;
- Proporcionar treinamentos. Oferecer cursos, palestras com conteúdos relevantes para cada área ou algumas atividades motivacionais também contribuem para manter os funcionários mais motivados com a empresa;
- Ter Plano de Saúde para os funcionários. As empresas que têm essa condição, certamente podem prevenir muitas situações de doenças, além de reter muitos profissionais talentosos, por causa deste importante benefício;
- Investir na saúde mental e física dos funcionários. A empresa pode oferecer um benefício corporativo que propicia acesso à academias, incentivando a prática de exercícios físicos, melhorando a qualidade de vida dos funcionários.
Embora muitas empresas ainda ignoram práticas que melhorem a qualidade de vida dos trabalhadores, ter relações hierárquicas mais harmônicas, buscando o comprometimento dos funcionários com os valores e estratégias empresariais, podem resultar num custo social menor dentro do contexto empresarial.