Já sentiu FADIGA? Atenção! Pode estar relacionada a iluminação do seu posto!
Possivelmente o local de trabalho é um dos lugares que o colaborador passa maior tempo do dia e para construir um ambiente propício ao rendimento profissional, é preciso investir em uma iluminação apropriada ao posto, considerando que a fadiga relacionada ao trabalho pode estar ligada à sobrecarga que os olhos sofrem.
De acordo com a Norma Regulamentadora NR-17 que menciona a respeito das condições de trabalho, a iluminação é classificada como um risco ambiental e a norma diz que deve haver uniformidade e ausência de efeitos indesejáveis.
Algumas mudanças são simples e você pode facilmente verificar sem auxílio profissional, veja algumas dicas a seguir. Além da iluminação também já falamos em um post anterior de outro item muito importante que você mesmo pode conferir: Cadeira Ergonômica.
DICAS PRÁTICAS DE ILUMINAÇÃO
- Projete para que seu posto de trabalho fique de lado para janelas, isso evita ofuscamentos aos olhos e reflexos em telas.
- Se não conseguir mudar o layout, procure usar persianas.
- Queimou uma única lâmpada no seu posto, peça para manutenção trocar, ela faz grande diferença no nível de iluminamento.
- Se o pé direito for alto, rebaixe luminárias para atingir os níveis desejados.
- Evite sombras na área de trabalho.
- Realize limpeza de luminárias com frequência.
- Evite pintar paredes dos ambientes de trabalho com cores escuras.
- Retire ou realoque objetos ou mobiliários que estiverem bloqueando a iluminação.
- Reduza o espaçamento de luminárias caso esteja insuficiente.
- Use lâmpadas de maior fluxo luminoso.
- Use iluminação suplementar para pessoas mais velhas ou trabalhos com alta nível de detalhamento.